Missionários
Claretianos Brasil

Carta do Mons. Argemiro de Azevedo, CMF, à Província

Araçatuba, 15 de dezembro de 2016

 

 Ao Revmo. Padre Marcos Loro, cmf, Superior Provincial e seu Conselho e a todos os estimados irmãos da Província Claretiana do Brail.

  

                  Saúdo-vos com a graça, a paz e a misericórdia de Cristo bom pastor!

                  Agradeço a todos pelas orações e apoio que recebi, por ocasião de minha eleição ao Episcopado, somos Servidores da Palavra, somos Missionários Claretianos. 

               Deus me envia para servir, como pastor, na Diocese de Assis e o Papa Francisco escolhe este servidor. Humildemente reconheço minhas limitações mas acredito no poder do Espírito que me dará forças e me capacitará para tão grande missão.

                Foi um presente de Deus para nossa Província ter um Claretiano nomeado bispo, uma honra para todos nós que estamos encerrando as comemorações dos cento e vinte anos de presença Claretiana no Brasil.

                Recordo-me quando, ainda seminarista em Rio Claro, no ano de 1973, fomos participar da posse do último Bispo Claretiano nomeado, Dom José de Matos Pereira, cmf na Diocese de Barretos (1973 a 1976). Também louvo a Deus pela perseverança e missão árdua e zelosa de Dom Pedro Casaldáliga Plá, cmf em São Félix do Araguaia (1971 a 2005). Como não fazer referência a Dom Geraldo Fernandes, cmf que tive a honra de conhecer em Londrina nos anos que lá vivi, atestei seu carinho e dedicação pelas Missionárias Claretianas juntamente com a cofundadora Madre Leônia Milito. Ainda tenho em mãos o livreto “Reminiscências de um Bispo Missionário” elaborado por Dom Francisco Parada Carrera, cmf bispo de Alto Tocantins e depois de Uruaçu.

              Não posso me esquecer de tantos irmãos na vida religiosa e no sacerdócio aguardando a ressurreição: Padres Ermelindo Cunha, Roberto Péres, Eduardo Tormo, José Maria Montressor, Elias Leite, Geraldo Jarussi, Narciso Lousa, Vicente Fernandes, Artidório Anisceto, Antônio Castanho, Nestor Zatt, Adolfo Rodrigues, João Batista Monteiro, Diácono Domênico, Irmão Sardinha e Vitório.

               Em meio a tantas e alegres recordações não posso deixar de agradecer à Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, meus superiores e formadores, onde recebi toda a minha formação religiosa missionária e aprendi a ser sacerdote. Como bispo nomeado para a Diocese de Assis, terei como lema: “Pasce Agnos Leos” (Jo. 21, 17).

              Continuarei rezando ao Senhor da Messe que envie operários para a vossa messe. Que Deus cheio de bondade e misericórdia vos abençoe, padres, irmãos, seminaristas professos, noviços, seminaristas da filosofia e vocacionados, desejando que nosso fundador Santo Antônio Maria Claret e o Imaculado Coração de Maria nos inspire a viver nossa consagração intensamente em favor do Reino de Deus.

Fraternalmente

Vosso Irmão em Cristo e no Coração de Maria,

 

Mons. Argemiro de Azevedo cmf

Bispo eleito da Diocese de Assis

 

Comente essa notícia

Comentários 1

19/12/2016 19:04 - Geraldo de Freitas

V. Revma. Argemiro de Azevedo, É com grata satisfação que recebi hoje a notícia de sua nomeação. Muito trabalho e coragem em sua nova missão. Parabéns e sucesso, Geraldo de Freitas ex colaborador da Editora Ave-Maria em seus tempos a frente do Colégio Claretiano em São Paulo. Forte abraço