Missionários
Claretianos Brasil

Dia Mundial do Pobre - 19 de novembro 2017

JPIC – CMF BRASIL

Justiça, Paz e Integridade da Criação

Tema: “Não amemos com palavras, mas com obras” (1 Jo 3,18).

 

 

O DIA MUNDIAL DO POBRE instituído neste ano de 2017 na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, a partir da Carta Apostólica intitulada “Misericórdia e Mísera” pelo Papa Francisco, é um convite, assim, como ele mesmo diz a voltar-se para o centro do Evangelho, um “grito” profético para lançar nossos olhares e ações para os pobres. Celebrado no 33º domingo do Tempo Comum, este dia também nos remete ao desafio de romper com qualquer “anestesia” social referente ao tema, que e recorrente em nosso cotidiano, mas nem sempre percebidos por muitos de nós.

 

 “Somos Missionários! A missão permanece à nossa identidade mais profunda e assim ouve-se de várias maneiras o grito dos pobres e dos necessitados, a desigualdade e injustiça que abrem brechas cada vez maiores entre ricos e pobres, sobre tudo, nas retiradas atuais de direitos sociais e precarização do sistema social aumentando o número dos excluídos e descartados, assim como as múltiplas manifestações de violência. O poder e a ganância do dinheiro fere e mata milhões de inocentes, dentro desta realidade, nos sentimos chamados a denunciar a idolatria do dinheiro e do mercado, e a fomentar a inclusão social dos pobres, o diálogo, a paz, a justiça e a defesa da integridade da Criação (JPIC), unidos a Deus, queremos ouvir este clamor e responder-lhe com todas as nossas forças (cf. EG 187-192), cooperar com a ação libertadora do Espírito e identificar-nos com o Cristo feito pobre, e sempre próximo dos pobres e excluídos ( cf. EG 178,186).” ( MS. 1,10)

 

“Porque vi que os pobres, se são bem orientados e lhes são proporcionados meios decentes de ganhar a vida, são homens virtuosos; de outro modo, se tornariam maus” Claret (Aut. - 69). Tendo como espelho a vida de Cristo e de Claret em suas preocupações sociais e ações concretas, a JPIC-CMF Brasil, convoca a todos a encher-se de audácia e coragem, ativando e despertando nossos sentimentos pelas causas dos pobres. Com gestos de comunhão e sensibilidade para a construção de uma sociedade justa e fraterna, à qual, os pobres tenham autonomia para conquistar seus direitos e deveres e assim sejam transformados todos os sistemas que geram pobreza e miséria.

 

Como gestos concretos de amor aos pobres, o Papa sugere algumas atitudes concretas, a serem feitas por ocasião do DIA MUNDIAL DO POBRE:

  • Convidar fiéis e paróquias a criar “tantos momentos de encontro e de amizade, de solidariedade e de auxílio concretos”.

  • Convidar os pobres e os voluntários a participar juntos da Eucaristia Dominical.

  •  

    Acolhê-los “como hóspedes privilegiados à mesa”.  

Fonte: Escritório JPIC-CMF Brasil!    

 

Arquivos para Download

Convocação Oficial JPIC - Dia Mundial do Pobre

Comente essa notícia

Comentários 0