Missionários
Claretianos Brasil

home » 125 Anos

História das Fundações das Casas Claretianas (1895-2020)

O presente volume propõe-se, com vistas à celebração dos 125 anos (1895-2020) da chegada dos Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos), rememorar de forma breve a história da criação de suas residências e comunidades ao longo da presença da Congregação Claretiana no Brasil. Os Missionários Claretianos aqui chegaram em novembro de 1895 comandados pelo Padre Raimundo Genover y Carreras (nascido em Gerona em oito de março de 1853). Padre Genover era acompanhado por cinco padres e quatro irmãos, a saber: Padre Eusébio Sacristán, Padre José Domingo, Padre Rafael Fernández, Padre Geraldo Palomera, Padre Lourenço Playán, Irmão Raimundo Ramón, Irmão José Rosset, Irmão Valdomiro Dueñas e Irmão Jaime Rovira. 

O Governo Provincial dos Missionários Claretianos do sexênio 2017-2023 – Padre Marcos Aurélio Loro, CMF, Superior Provincial, Padre Pedro Divino de Vilas Boas, CMF, Vice-Provincial, Consultor e Secretário Provincial, Padre Ronaldo Mazula, CMF, Consultor e Prefeito de Apostolado, Padre Wagner de Aragão Brito Sobrinho, CMF, Consultor e Prefeito de Economia, e, Padre Antônio Carlos Ferreira, CMF, Consultor e Prefeito de Formação – desejou apresentar síntese das comunidades em ordem cronológica oferecendo à Comunidade Claretiana e interessados a chance de acompanhar avanços e orientações da Congregação ao longo das décadas em território brasileiro. Desejou-se não fazer uma história de cada comunidade, mas sim revelar as circunstâncias nas quais ocorreu a criação, tanto do momento vivido pela sociedade brasileira como, também, da história da Igreja e da Congregação Claretiana. Desejou-se, assim, oferecer breve síntese do momento fundacional e os missionários responsáveis.

Encaminhamos para a apreciação da Comunidade Claretiana o primeiro esboço do livro (formato pdf para download). As esperadas sugestões e correções podem fazer uso do nosso Fale Conosco.

 

Arquivos para Download

História das Fundações das Casas e das Comunidades Claretianas no Brasil