Missionários
Claretianos Brasil

Necrologium Claretianum

Padre Aníbal Coelho Soveral

25/01/1970 (80 anos)

Lisboa, Portugal

Lisboa, Portugal

Pe.  ANÍBAL COELHO SEVERAL (1970)

 

Nascimento: 03 de março de 1890

Localidade:  Chozendo (Beira-Alta – Portugal, Diocese de

Lamasense

Pais: Sr. Manuel e Sra. Júlia

Profissão Religiosa: 08 de setembro de 1907

Ordenação: 02 de julho de 1916

Enviado: 26ª Expedição, em 20 de novembro de 1917

Falecimento: 25 de janeiro de 1970, em Lisboa – Portugal, 80 anos

 

Chozendo, na Beira Alta, Portugal, na Diocese de Lamasense, foi a cidade onde viu a primeira luz do mundo, o menino Aníbal. Tradicionalmente como portugueses de cepa, seus pais, Sr. Manuel e Sra. Júlia, cristãos profundamente piedosos, deram-lhe a têmpera firme lusa e, ao mesmo tempo, infundiram-lhe o temor de Deus, os fundamentos da piedade e inclinação à vida religiosa e sacerdotal, missionária.

Aos onze anos de idade sentiu-se chamado para o sacerdócio e com esta finalidade entrou na Congregação. Admitido, logo de início, começou os seus estudos de Latim no Seminário Menor. Notou-se imediatamente nele espírito próprio para a vida sacerdotal e, assim, foi aprovado para iniciar o Noviciado, em 1906. Já aos 8 de setembro de 1907 emitia seus votos perpétuos, como Filho do Imaculado Coração de Maria, missionário claretiano, que era o seu grande ideal.

Na Ex-Universidade Cervariense começou seus estudos filosóficos e teológicos em 1908, concluindo-os em Alagão, onde depois de uma carreira eclesiástica exemplar, recebeu, nas ocasiões próprias, as Ordens Menores e, a seguir, o Subdiaconato e Diaconato. Como era costume naquele tempo, foi ordenado sacerdote aos 2 de julho de 1916. Ainda, seguindo a tradição. fez seu Ano de Preparação, o Ano de Pastoral, em Aranda de Duero.

Logo a seguir, dentro do seu espírito missionário, recebeu com suma alegria o seu destino para ser enviado ao Brasil, como lutador do fronte das missões. Para esta missão partiu da Península Ibérica, em companhia do Ir. Matelán, chegando a São Paulo aos 20 de novembro de 1917, na 26ª Expedição de sacerdotes missionários claretianos para a terra do Brasil.

Durante os vinte anos de apostolado passados no Brasil, trabalhou no sacerdócio consagrado, percorreu com missões populares, os Estados da Bahia, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais e São Paulo. Aí, na revolução de 1932, com a entrada de Getúlio Vargas no governo da Nação,  Pe. Aníbal, por São Paulo, foi capelão do exército, desempenhando sua missão como verdadeiro missionário claretiano, desejando levar todos a Cristo.

Voltando à Província Portuguesa, foi enviado às missões de São Tomé e Ilha do Príncipe. Nos últimos anos de sua vida viveu em Portugal, em cidades dos Estados Unidos da América do Norte e na República Mexicana.

Sua ação assídua de apostolado foi múltipla e copiosa. Na sua vida missionária ele enumerou: setecentas missões populares, trezentos e vinte e cinco retiros espirituais, trinta mil sermões e conferências, mais de dez vezes milhares de confissões, trezentas mil confirmações; durante a sua vida, em 17 anos. colaborou em ação social em trabalhos literários (artigos) e redigiu três comentários, efemérides, ou revistas.

                   Foi apóstolo de amor e piedade com Bem-Aventurado Padre Fundador sobre o qual escreveu e editou um livro e publicou inumeráveis pequenos comentários. Dotado de exímias virtudes e de ingênio, conspícuo orador, contava com grande prestígio perante todas as autoridades e junto aos Senhores Bispos. É considerado entre os egrégios missionários portugueses um grande missionário claretiano. Descanse em paz!

Livros do Necrologium Claretianum

Navegue no Necrologium Claretianum

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31