Missionários
Claretianos Brasil

Um ano sem Pedro Casaldáliga, cmf, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia

Em 08 de agosto de 2020, Pedro Casaldáliga Pla, cmf, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, Mato Grosso (Brasil), Missionário Claretiano que foi cuidado pela Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos) após ter sido jubilado, faleceu na Santa Casa de Batatais (SP). Pedro, como gostava de ser chamado, foi um homem à frente do seu tempo e seu legado deixou  marcas profundas nas pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com ele. Sua trajetória missionária e pastoral evidenciou exemplos de fé e muita devoção, que fez a diferença na Igreja Católica, nos movimentos sociais e nas Organizações Não Governamentais deixando muitas histórias por onde passou. Sua morte também causou profundo pesar em todos que foram assistidos por ele ou em quem conhecia sua luta a favor dos menos favorecidos. 

Pedro Casaldáliga foi sepultado em São Félix do Araguaia, conforme desejo manifestado em sua vida que também foi marcada pela luta pelos menos favorecidos durante sua trajetória missionária e pastoral. Fato reportado durante o documentário ‘O Missionário dos Pobres: caminhada e despedida de Dom Pedro Casaldáliga,  produzido pela TV Claret, em 2020, que é finalista do Prêmio de Televisão ‘Clara de Assis’, da CNBB. Este ano a emissora produziu um especial para registrar um ano da morte de Pedro -  Um ano da despedida: reflexões após a partida de Dom Pedro Casaldáliga. A Santa Casa de Batatais também faz uma homenagem ao Bispo dando nome ao seu novo auditório, de Dom Pedro Casaldáliga.  

Ainda sobre o exemplo deixado pelo religioso, no dia 07 de agosto, às 10h, o Claretiano  - Centro Universitário de Batatais promove ao vivo a palestra on-line ‘Pedro Casaldáliga: um bispo contra todas as cercas’. A atividade vai contar com a presença da professora e jornalista Ana Helena Ribeiro Tavares, autora da biografia “Pedro Casaldáliga: Um Bispo Contra todas as Cercas”. Para ter acesso ao conteúdo, clique aqui, lembrando que, caso não dê para assistir no dia, o conteúdo ficará gravado para acesso posterior ao evento. E, no dia 14, o Claretiano também promove a palestra on-line  ‘Poesia e utopia: o sonho-esperança na obra de Pedro Casaldáliga’, com o Prof. Dr. Edson Flávio Santos, que é pesquisador na área de Literatura, em especial da obra de Pedro Casaldáliga. O acesso ao conteúdo deve ser feito aqui, lembrando que a atividade também ficará gravada após a sua realização e ambas podem ser localizadas no https://extensao.claretiano.edu.br/ .

 

 

 

 

Comente essa notícia

Comentários 0