Missionários
Claretianos Brasil

NOTA DO 26° CAPÍTULO GERAL CMF - 24/08/2021

NOTA DO 26° Capítulo Geral: Para se formar e viver no fogo de Claret
 
Nemi, Itália. 23 de agosto de 2021.
 
Depois de um domingo de descanso, no qual pudemos desfrutar da tranquilidade desta casa de Nemi, o Capítulo retomou hoje os seus trabalhos. Esta segunda semana, que se abriu com a adoração e a celebração da Eucaristia, promete ser intensa, cheia de trabalho e experiências. A Palavra do Evangelho nos lembra a importância da coerência: buscar a unidade entre o espiritual e as outras dimensões da vida pessoal e missionária. Durante a Eucaristia, animada pela Província da Polônia, ressoaram as vozes da nossa missão na Europa Oriental, Costa do Marfim e Burkina Faso.
Os trabalhos da Sala capitular centraram-se no terceiro processo de transformação proposto pelo Capítulo 2015, que aborda dois aspectos muito concretos do nosso caminho quotidiano: espiritualidade e formação. Os prefeitos gerais de ambas as áreas, pe. Gonzalo Fernández e pe. Joseph Mbungu respectivamente, apresentou o conteúdo de seus relatórios de atividades no início da manhã. Ambos destacaram a estreita relação que existe entre suas prefeituras. Seguindo a metodologia do capítulo, os palestrantes reconheceram as conquistas e identificaram alguns problemas comuns que requerem soluções compartilhadas. Como vivemos aspectos tão importantes como a qualidade da oração e da vida fraterna, a identificação com o carisma, a formação inicial e permanente, etc. ? Quais são as causas de nossa tendência ao individualismo? Em que medida internalizamos as linhas de força do novo Plano Geral de Formação? Que resistências descobrimos em nós mesmos para aproveitar os convites à formação e as possibilidades de crescimento que a Igreja e a Congregação nos oferecem? O que está faltando?
O resto do dia foi focado na busca de respostas para essas e outras questões que nos afetam profundamente porque tocam a qualidade evangélica de nossa vida. O discernimento e a conversa marcaram o ritmo das horas. O trabalho em grupo ao final da manhã serviu de base para uma rica troca de preocupações e propostas na Sala Capitular, que se estendeu até o momento da oração da noite.
Os últimos momentos do dia abriram caminho para conclusões, ou pelo menos sugestões para superar essas sombras. Os membros do Capítulo se empenharam em criar uma cultura de crescimento na vida espiritual e na formação permanente. Se negligenciarmos esses aspectos, nosso desejo de ter raízes e ousadia pode se tornar uma mera quimera.
Na sessão da tarde, pe. Mathew Vattamattam relatou que, após um teste de PCR, um dos capitulares apresentou resultado positivo para covid-19. Por precaução, embora mais ninguém apresentasse sintomas, todos os capitulares foram novamente testados após o teste a que já tinham feito ao chegarem a Roma. Graças a Deus, neste último teste todas as capitulares, exceto uma, foram negativas. Portanto, tomamos as medidas necessárias para fazer frente à situação de acordo com o protocolo estabelecido. Com todos os cuidados e extrema prudência, a assembléia capitular continuará seu caminho.
Fonte: claret.org

 

Comente essa notícia

Comentários 0