Missionários
Claretianos Brasil

NOTA DO 26° CAPÍTULO GERAL CMF - 25/08/2021

NOTA DO 26° CAPÍTULO GERAL: Não se pode ser claretiano como se os pobres não existissem (MS 49)
 
Nemi, Itália. 24 de agosto de 2021.
 
Hoje demos as boas-vindas ao pe. Pius Thuruthiyil (nordeste da Índia) e pe. Lawrence V. (Calcutá) que se juntou à Sala capitular.
 
A partir da celebração da Eucaristia pela manhã, dedicamos todo o dia a aprofundar um dos dois temas em que, segundo o Presidente do Capítulo, devemos sensibilizar e crescer a nível congregacional: Solidariedade e Trabalho em Equipe Missionária (SOMI) . Para tanto, contamos com a presença online do padre. Vincent Anesthasiar (Coordenador do Secretariado Geral da JPIC), pe. Lord Winner (Procurador Geral das Missões) e pe. Rohan Dominic CMFF (Coordenador da Equipe Claretiana da ONU) que trabalha em coordenação com o pe. Artur Teixeira, Prefeito Geral de Apostolado, pe. Artur Teixeira, Prefeito Geral de Apostolado. O outro tema, que abordaremos amanhã, é o da comunicação.
 
A primeira sessão foi dedicada às quatro áreas / objetivos da JPIC: espiritualidade, formação, testemunho de vida e missão e serviço de animação. A segunda sessão foi dedicada à estrutura e modo de trabalho da equipe claretiana da ONU com suas quatro áreas de atenção: ecologia / mudança climática, povos indígenas / mineração, migrantes / refugiados e processos de paz e reconciliação; bem como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda da ONU para 2030. A terceira sessão enfocou a estrutura e as propostas da Procuradoria Geral de Missões e tudo o que tem a ver com projetos de desenvolvimento nos vários Organismos da Congregação. Após cada uma das apresentações houve um espaço de diálogo entre os palestrantes e as capitulares e assim foi a quarta sessão do dia:
 
No final do dia, destacamos a marca missionária de nosso trabalho solidário e missionário, a importância do trabalho em rede com outras pessoas e organizações sociais e religiosas e o compromisso de longo alcance que esta tarefa acarreta. Destacamos também o empenho de todos os missionários claretianos envolvidos nessas equipes, a perseverança na aprendizagem, na leitura, no trabalho em equipe e em colocar esta proposta à disposição de todos com paixão e empenho, assim como o bom trabalho do Geral. Prefeito de Apostolado. Percebemos que estamos crescendo e tomando dimensão do que significa este compromisso nascido do Evangelho, livre de qualquer tipo de ideologia, a favor de um mundo de irmãos e irmãs.
 
FONTE: claret.org

 

Comente essa notícia

Comentários 0