Missionários
Claretianos Brasil

NOTA DO 26° CAPÍTULO GERAL CMF - 26/08/2021

NOTA DO 26° CAPÍTULO GERAL: GOVERNAR É TAMBÉM COMUNICAR
 
Nemi, Itália. 25 de agosto de 2021.
 
Dez dias se passaram desde o início do nosso Capítulo Geral. A caminhada continua e continuamos compartilhando o que consideramos mais relevante para a vida atual e a missão de nossa Congregação. Se ontem paramos em todo o trabalho desenvolvido em torno das questões de justiça, paz e integridade da criação, hoje dedicamos nosso tempo ao governo e às comunicações.
 
O dia começa, como é costume, em torno da mesa dupla do Pão e da Palavra. Os irmãos da Província da América Central animam a liturgia, primeiro relembrando o aniversário da fundação dos Missionários Claretianos e parabenizando sua atual Superiora Geral, Jolanta Kafka, que continua acompanhando nossa assembléia como facilitadora. O Evangelho nos convida a combinar o anúncio da Boa Nova com a denúncia das estruturas injustas que impedem o florescer do Reino de Deus entre nós. Em sintonia com este apelo evangélico, o resto do dia abordamos a dimensão comunicativa do nosso governo e da nossa missão.
 
Governar é também comunicar, a boa comunicação resulta no bem do governo e, em geral, da missão: repetiram-nos várias vezes ao longo das diferentes intervenções que moldaram o nosso trabalho. Este trabalho foi orientado, por um lado, pelos membros claretianos do recém-criado gabinete de comunicação da Cúria geral, Fr. Mario Kevin Armijo, Fr. Joseph Ikemefuna e o diácono Edgar Salgado; de outro, o P. Henry Omonisaye, elemento de ligação do referido Gabinete com todo o Governo Geral; da mesma forma, o Padre José Enrique García Rizo, cmf, aluno da Faculdade de Comunicação Social Institucional da Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma), e, finalmente, dois especialistas na área, o Professor P. José María La Porte, a professor da dita universidade, e o salesiano padre Javier Valiente, O Dia do Senhor na televisão espanhola. Por meio de pequenas conferências, oficinas e compartilhamento de boas práticas (incluindo as contribuições das províncias do Brasil e dos EUA-Canadá e o trabalho conjunto da juventude e da Família Claretiana de MICLA com o apoio do Pe. Julio Daniel Arváez, cmf, do província da América Central), todos eles mostraram como é o mundo em que vivemos e como canalizar nosso desejo de nos comunicar nele e com ele da melhor maneira possível, tornando nossa identidade evangelizadora transparente em todos os níveis.
 
Neste contexto, o P. Carlos Sánchez Miranda, cmf apresentou aos capitulares o filme Claret , visto na noite anterior, destacando quais são os objectivos desta iniciativa, como tem sido realizada e quais seriam as chaves a partir das quais interpretar bem o resultado final. Tanto o diretor do longa-metragem, Pablo Moreno, quanto os claretianos que acompanharam o projeto destacam que, embora rigoroso, o filme não foi concebido como um documentário histórico, mas antes como uma forma de apresentar a figura de Santo Antônio Maria. Claret hoje, com uma perspectiva simbólica, artística e universal, para que o nosso fundador seja conhecido e desafiado em todo o mundo nesta altura do século XXI.
 
Tudo pensado, trabalhado e discutido durante o dia se transformou em música e oração ao anoitecer. Inspirados por alguns números da encíclica Fratelli tutti e unidos à mulher que durante séculos proclama a grandeza do Senhor, bendita comunicadora do nome de Jesus, colocamos a nossa voz ao serviço do Senhor. Queremos que seu anúncio ressoe em todos os povos da terra, para que todos juntos possamos um dia nos alegrar em Deus, nosso Salvador.
 
Fonte: claret.org

 

Comente essa notícia

Comentários 0