Missionários
Claretianos Brasil

Claretiano e Santa Casa inauguram espaço em homenagem a Dom Pedro Casaldáliga em Batatais

Uma parceria entre o Claretiano – Centro Universitário de Batatais e a Santa Casa de Misericórdia da cidade tornou possível a criação de um espaço dedicado aos estagiários que atuam no hospital. 

 

O lugar, inaugurado nesta quinta-feira, 26 de agosto, recebeu o nome de “Salão Dom Pedro Casaldáliga” — já que o missionário claretiano faleceu na Santa Casa de Batatais em 8 de agosto de 2020.  

“Ele passou aqui na Terra dando exemplo a todos nós de uma fidelidade a Deus e aos homens. E aqui está quase uma consequência daquele espírito que ele tinha de servir, de melhorar a vida e proporcionar vida às pessoas. Essa é uma área especial onde os alunos têm a oportunidade de fazer estágio, de estudar, e de se aperfeiçoarem”, disse o reitor do Claretiano, Pe. Sérgio Ibanor Piva.  

O espaço conta com diversas mesas, cadeiras e uma lousa que podem ser utilizadas pelos estudantes para o preenchimento de relatórios de estágio e outras atividades. Além disso, o lugar também oferece uma cozinha equipada com geladeira, micro-ondas e bebedouro.

 

“O espírito de Dom Pedro Casaldáliga é que trouxe isso para nós, foi uma honra tê-lo recebido aqui e é uma honra agora ter o nome dele gravado aqui”, falou a provedora da Santa Casa de Misericórdia, Maria Macedo (Nilla).  

Mais conforto na rotina de estágio

 

E os estudantes já estão usando o local desde que ele ficou pronto. Para Maria Gabriela Gregolato Ferrão, aluna do 7º semestre do curso de Nutrição do Claretiano, a sala tem colaborado bastante com a sua rotina de estágio. 

“Está sendo importante para organização dos nossos materiais e, ao mesmo tempo, nos disponibiliza conforto e tranquilidade. Além disso, ter esse ambiente tem nos auxiliado muito no desenvolvimento dos casos e no debate entre as diferentes áreas do conhecimento para melhorar a qualidade do serviço prestado”, disse.  

 

Inspirados por Pedro Casaldáliga 

Já o estudante Cícero Jose Teodosio Júnior, que está no 10º período de Enfermagem, destacou a importância de a sala ter recebido o nome de uma pessoa tão inspiradora. 

“É um lugar onde podemos partilhar o nosso dia-a-dia enquanto estagiários, um lugar de encontro, de partilhas, de aprendizagem e de adquirir mais conhecimentos. O mais interessante de toda criação desta sala é o nome dado para a mesma, ou seja, Dom Pedro  Casaldáliga, uma pessoa que doou toda sua vida ao serviço do ser humano mais marginalizado e excluído. Portanto, esta sala é uma inspiração para nós, estudantes da área de saúde, que estamos a serviço do cuidado do próximo”, disse. 

 

É importante ressaltar que mais de 90 alunos do Claretiano, que fazem estágio na Santa Casa nas áreas de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, estão sendo beneficiados com a novidade.  

 

Comente essa notícia

Comentários 0