Missionários
Claretianos Brasil

NOTA DO 26° CAPÍTULO GERAL CMF - 31/08/2021

Nota do 26° Capítulo Geral - ENRAIZADO E OUSADO PARA GOVERNAR, HUMILDE E ABENÇOADO PARA SERVIR
 
Nemi, Itália. 30 de agosto de 2021.
Um dia muito feliz e único.
 
A comunidade capitular continua seu caminho. Um capítulo pode ser entendido de várias maneiras. Os participantes deste XXVI Capítulo Geral da nossa Congregação procuraram descobrir que cada momento tem a sua importância, desde o que parece mais secundário até o que supostamente é o principal. Hoje não era um dia qualquer: o calendário indicava como a data da eleição do superior geral.
 
Como outros dias, por volta das seis da manhã, a capela já recebia vários capitulares. Um pouco depois, com o Santíssimo Sacramento já exposto, seu número foi crescendo aos poucos. Às sete horas começou a missa votiva do Espírito Santo. Como sempre, o branco das alvoradas se misturou à alegre presença dos capitulares Irmãos Missionários.
 
O capítulo teve muito o que comemorar. Junto com o aniversário do Pe. Ronaldo Mazula (capitular brasileiro), foi anunciado com alegria que após dois anos de processamento de vistos, dois estudantes da Índia estavam viajando hoje para seus novos países de missão. Soma-se a tudo isso a alegria de ver cinco irmãos da Índia saírem da quarentena obrigatória que participaram do Capítulo desde o primeiro momento e que no final conseguiram chegar à Europa, e depois de alguns dias de quarentena em Nemi, ingressaram pela primeira vez para a grande assembléia.
 
Padre Mathew Vattamattam, Presidente do Capítulo, presidiu a Eucaristia, que, como toda a liturgia do dia, foi animada pela Prefeitura de Formação. A assembleia pediu em várias línguas a luz do Espírito.
 
Com a pontualidade que tem distinguido toda a assembleia, as capitulares iniciaram a sessão às nove horas. Um texto do Evangelho segundo João (cap. 21) ressoou pela primeira vez naquele dia. Os facilitadores incentivaram os delegados a sintonizar-se com a vontade profunda do Espírito e a dialogar com transparência e abertura, questionando possíveis preconceitos e interesses desfocados. Conversas gratuitas e confidenciais, em pares, também aconteciam na capela e em clima de oração.
 
Depois de meia hora de descanso e outra meia de adoração ante o Santíssimo Sacramento, somente aqueles que têm estrito direito a fazê-lo se apresentam na sala capitular, os números pertinentes das Constituições e do Diretório da Congregação foram lidos e votados tomadas de acordo com os slogans recebidos da Santa Sé. Dois capitulares que não puderam sair de seus países ou enviar seu voto pelo correio, renunciaram formalmente a exercê-lo, de modo que o número de eleitores foi fixado em 76. O secretário capitular, acompanhado de dois capitulares como testemunhas, recolheu os votos dos dois irmãos. que mantêm quarentena em seus quartos. Por volta das doze horas, quando os sinos de uma das cidades vizinhas tocaram para Angelus, Pe. Mathew Vattamattam, Superior Geral de 2015 a 2021,
 
Cumpridos os procedimentos estabelecidos, o Pe. Gonzalo Fernández, vice-presidente do Capítulo, perguntou ao eleito se acatava a vontade dos irmãos. Depois de pedir um momento de silêncio, o Padre Mathew respondeu que sim, aludindo ao apelo a enraizar-se no Senhor e no carisma recebido e ousado na resposta, destacou os acentos do caminho capitular e se entregou à ajuda do Senhor. e irmãos. A assembleia acolheu as suas palavras com calorosos e agradecidos aplausos e, uma vez que a eleição foi declarada oficial e legítima, todos mostraram o seu respeito e gratidão ao P. Mathew, dispensando os abraços que costumam ser dados (por cobiça prudência), mas saudando-o calorosamente .
 
As redes e os telefones demoraram alguns minutos para felicitar o novo Superior Geral e a Congregação. A saudação, cheia de afeto, vem de todo o mundo e de toda a família claretiana. A inauguração, também profunda e comovente, reuniu toda a comunidade capitular na capela, onde o P. Mathew conduziu um momento de oração e pediu a bênção da assembleia.
 
Depois de uma refeição sóbria, mas em claro clima de alegria, os capitulares retomaram o trabalho em sala de aula, dando-se mais meia hora de descanso. Na sessão da tarde, a pedido do Pe. Geral, discutiram a estrutura que seu governo deveria ter nestes anos, a cuja configuração se dedicarão nos próximos dias.
 
A celebração das Vésperas e o feliz resultado das ambiciosas provas levadas a cabo ao pôr-do-sol a todos os capitulares permitiram encerrar um dia intenso, mas sobretudo muito alegre. Hoje a comunidade capitular, junto com milhares de homens e mulheres de todo o mundo, diz: Magnificat!
 
Fonte: claret.org

 

Comente essa notícia

Comentários 0