Missionários
Claretianos Brasil

NOTA DO 26° CAPÍTULO GERAL CMF - 02/09/2021

Nota do 26° Capítulo Geral
Enviado para proclamar com audácia o Reino de Deus
Nemi, Itália. 1º de setembro de 2021.
Um novo mês amanhece e com ele nossa oração se torna uma melodia para iniciar um dia dedicado à eleição dos consultores e prefeitos que acompanharão nosso Superior Geral neste sexênio.
Nossos confrades da Província de Deutschland prepararam e conduziram a oração da manhã sobre o cuidado da nossa casa comum, lembrando-nos que, para os nossos irmãos ortodoxos, de fato, o ano eclesiástico começa no dia 1º de setembro com a comemoração da criação do mundo. Assim, também nós, católicos, fomos convidados a dedicar um tempo ao cuidado da criação durante o mês de festa que começa em 1º de setembro, Dia de Oração pela Criação, e termina em 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis. . Celebramos também neste dia o aniversário de nosso irmão Emmanuel Linus Olowo, da Província da Nigéria Ocidental.
Já na sala capitular, a Palavra de Deus começou iluminando o dia das eleições com a proclamação do texto evangélico da eleição dos doze apóstolos. A mesa presidencial era composta pelo Superior Geral, Pe. Mathew Vattamattam, o vice-presidente, pe. Gonzalo Fernandez, e o secretário, pe. Joseba Kamiruaga. Aprovada a acta do dia anterior, a assembleia capitular procedeu à eleição do conselho superior para este mandato de seis anos, de acordo com a ordem estabelecida pelo presidente.
Com a presença dos setenta e seis capitulares na sala, foram lidos os números de nossas Constituições e de nosso Diretório que dizem respeito à eleição e aceitação ou não do cargo por parte dos claretianos eleitos. Além disso, foi concedido espaço para que os claretianos presentes mais votados na votação do dia anterior expressassem, de acordo com sua vontade, se tinham alguma razão ou impedimento para não aceitar o cargo, caso fossem eleitos por maioria absoluta. .
Com as devidas providências, a contagem dos votos, a consulta e aceitação formal dos eleitos por testamento da assembleia capitular, os consultores e prefeitos para o sexênio 2021-2027.
Todos os capitulares expressaram sua alegria e parabéns ao novo governo geral com fortes aplausos e, em seguida, agradeceram aos nossos irmãos com um gesto semelhante. Artur Teixeira e pe. Gonzalo Fernández pelos serviços prestados à missão e à vida da Congregação durante os respectivos mandatos, o primeiro por seis anos e o segundo por dezoito anos no Governo Geral.
Depois do meio-dia, as capitulares discutiram as propostas da comissão pré-capitular sobre interculturalidade e missão. Em seguida, durante a celebração eucarística, presidida pelo Superior Geral e seu Conselho, agradecemos ao Senhor por este novo governo que continuará com os processos já iniciados pelo governo anterior. Também antes da bênção final, pe. Mathew Vattamattam anunciou a confirmação do Pe. Joseba Kamiruaga como Secretário Geral e a nomeação do Pe. Henry Omonisaye como Vigário Geral.
Fonte: claret.org

 

Comente essa notícia

Comentários 0