Missionários
Claretianos Brasil

NOTA DO 26° CAPÍTULO GERAL CMF - 05/09/2021

NOTA DO 26° CAPÍTULO GERAL:
SONHAMOS DESENHANDO E DESENHAMOS SONHANDO
 
Nemi, Itália. 4 de setembro de 2021.
 
Hoje, primeiro sábado de setembro, nossos coirmãos da Província da Colômbia-Equador presidiram a celebração eucarística, confiando a Maria, nossa mãe e formadora, o trabalho da etapa de design que empreendemos desde ontem. Além dos motivos diários de ação de graças, hoje tivemos a alegria de receber de volta à assembleia capitular os irmãos que até hoje convalesceram em quarentena: Juan Martin Askaiturrieta e Valens Agino. Além disso, hoje agradecemos a chegada a Nemi de Jean Baptiste Makilandi, superior da delegação do Congo.
 
No início dos trabalhos na sala capitular, o moderador da jornada, Rosendo Urrabazo, nos convidou a escutar com atenção o texto do Evangelho de Lucas 6, 46-49, onde Jesus propõe uma sabedoria alternativa que abala a ordem social e considera criticamente o conjunto de convenções que o sustentam. Jesus não nos encoraja a preservar o status quo , mas a viver aqui na terra como se o Reino de Deus já tivesse começado. Essas palavras do Mestre ressoam na sala do capítulo como um chamado ao sonho; isto é, desenhar um audacioso projeto congregacional que não se conforme com o que já foi conquistado ou “estabelecido” em nosso pequeno mundo. Para isso, vale a pena o esforço que está sendo feito para envolver cada claretiano no emocionante projeto que o Capítulo está se empenhando em elaborar.
 
Posto isto, e esclarecida a metodologia de trabalho, durante o resto do dia seguimos uma dinâmica muito semelhante à de ontem: trabalho pessoal, partilha em grupos, redação combinada do desenho que interpreta o sonho e exposição do que foi. discernido na sala do capítulo. O tempo foi tão bem gasto que pudemos nos concentrar em quatro dos sete elementos que constituem o sonho do capítulo. Resta agora assumir compromissos concretos sobre as várias propostas; mas antes disso, a Comissão de Síntese tem uma tarefa difícil pela frente.
 
Todo esse esforço é acompanhado pela discussão das propostas elaboradas pelas comissões pré-capitulares, que têm estudado temas polêmicos. Hoje se trata de uma questão aparentemente organizacional - a da territorialidade - que de fato afeta, entre outras coisas, a identidade missionária, o modo de cumprir a missão e a economia. Depois do jantar, alguns capitulares participaram das chamadas “Conversas ao Café”, onde falaram sobre a pastoral juvenil e o projeto “Caminho Claret” e os Institutos de Vida Consagrada.
 
A semana termina com a satisfação de ter aproveitado o tempo e de progredir no discernimento. Amanhã interrompemos os trabalhos habituais para festejar o Dia do Senhor e desfrutar do obrigatório e merecido descanso. Voltaremos a nos encontrar na próxima segunda-feira!
 
FONTE: claret.org

 

Comente essa notícia

Comentários 0