Missionários
Claretianos Brasil

PARÓQUIA DE CONTAGEM/MG CELEBRA SEU PADROEIRO

A Paróquia Santo Antônio Maria Claret, em Contagem/MG, realizou entre os dias 17 a 24 a semana em louvor ao Padroeiro. Os festejos foi norteado com tema do 26° Capítulo da Geral da Congregação dos Missionários Claretianos: Enraizados e Audazes. Os festejos foram encerrados na noite do dia 24 de outubro , com solene celebração  na quadra do Seminário Claretiano. A Missa foi presidida pelo pároco, Pe. Ivanil Alves do Nascimento, CMF e concelebrada pelos Padres Antônio Carlos Ferreira, CMF e José Valentim de Carvalho, CMF, bem como a participação do seminaristas Claretianos.

 

Pe. Ivanil, em sua homilia, rendeu Graças a Deus pela vida e testemunho de Santo Antônio Maria Claret. Recordou que o santo celebrado é um exemplo de vida cristã, e tal qual Claret somos chamados em nosso dia a dia para missão de anunciar Jesus, levando-o a todos os povos, a começar por nossas famílias, levando-os a presença de Deus, esta presença do Senhor que sempre está próximo de nós. O pároco também chamou atenção para o momento em que a Congregação Claretiana viveu recentemente, o Capítulo Geral: “Refletimos nesta semana do Padroeiro o tema, Enraizados no evangelho e Audazes na missão. Cada um de nós somos chamados a termos uma vida profundamente unida a Cristo, uma vida que deve estar enraizada na Palavra de Deus, uma vida que se abre para deixar se conduzir por Jesus. Assim como Claret todos nós somos chamados a nos deixarmos enraizar pela Palavra de Deus, uma vez enraizado nesta palavra podemos produzir os frutos que o Senhor espera de Nós. Que Claret, grande missionário, nos inspire a sermos sinais de Cristo porque ele viveu enraizado na presença de Cristo, anunciando a todos o reino de Deus para que façamos o que nos pede o Papa Francisco, sermos uma igreja em saída”, concluiu o religioso.

A Paróquia Santo Antônio Maria Claret é formada por quatro comunidades: Nossa Senhora das Graças, São Geraldo, Rainha da Paz e Imaculada Conceição. Não tendo uma sede como matriz, a paróquia foi estruturada no sistema de rede de comunidades que apresenta algumas características peculiares: Suas características principais são: a descentralização; o empoderamento dos fiéis; uma igreja ministerialidade; com uma consciência de pertença; poder-serviço; expressa missionariedade; bem como uma transformação social. Uma compreensão doa que a V conferencia trouxe em Aparecida: “a paróquia deve ser comunidade de comunidades (170-172)”.

 

Comente essa notícia

Comentários 0