Missionários
Claretianos Brasil

ENCONTRO DE IRMÃOS CLARETIANOS

A Província Claretiana do Brasil promoveu nos dias 19 a 21 um encontro para os Irmãos Missionários Claretianos, que aconteceu na Casa de Encontros da Congregação, Recanto Alameda das Azaléias, em Juquitiba/SP. Estiveram presentes no evento os Irmãos: Hely Vaz Diniz, Antonio Santos Filho, Eduardo H. de Souza Rodrigues, Cícero J. Teodósio Júnior. Vale dizer que dois irmãos estiveram ausentes, Ir. Afonso de Marco  e José Maria Sala Coll, que por motivo de enfermidade e distância, respectivamente, não puderam participar. Assessoraram o encontro os padres Brás Lorenzetti e Michael Ivo da S. Oliveira, contando com presença ativa do Prefeito de Formação, Pe. Antônio Carlos Ferreira, representando o Governo Provincial.

Além de estudos e reflexões, o momento foi marcado pela convivência entre os participantes que na informalidade partilharam suas experiências nas mais diversas áreas de missão em que atuam. A coroação do encontro foi a celebração da Eucaristia no Domingo de Cristo Rei, ápice do tempo comum e finalização do ano litúrgico, também pela relação que se estabeleceu com as vidas dos participantes que vivenciam de forma comum as conclusões dos diversos ciclos: final do ano, desfecho de todos os esforços, as lutas para manterem-se vocacionalmente e os trabalhos em favor do povo de Deus. 

Na avaliação dos participantes esse momento foi deveras proveitoso e oportuno, visto se tratar de uma ocasião de convivência e retomada após os tempos de reclusão e afastamento dado ao tempo de pandemia. O grupo manifestou profundo agradecimento aos que colaboraram para realização desse encontro, citando o Governo Provincial, à comunidade da Casa Mãe, São Paulo, ao casal Gabriele e Giovani, caseiros do local onde aconteceu o evento. Com os corações abrasados, os irmãos retornaram para suas comunidades no domingo, 21, à tarde, quando se concluíram os trabalhos.

A Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria – Missionários Claretianos – é constituída por padres e irmãos. A Congregação Claretiana precisa de missionários irmãos para que a vida missionária continue com a mesma beleza do Espírito que animou Santo Antônio Maria Claret, a fim de não se perder do seu carisma.

A Missão do Consagrado Claretiano, isto é, do Religioso Irmão é, em primeiro lugar, ser memória da fraternidade, e promove-la. Desse modo, o Irmão Missionário está completo para realizar sua Missão como verdadeiro Claretiano, podendo estudar, fazer cursos superiores em áreas específicas e de acordo com suas habilidades, para colaborar nas necessidades da ação evangelizadora da Congregação e da Igreja.

A diferença entre estas duas opções, Missionário Sacerdote e Missionário Irmão, é a questão ministerial, o serviço – sacramento da Ordem – que recebe o Sacerdote. Este sacramento é qualificante, mas, não torna o presbítero mais consagrado. Por este Sacramento ele irá presidir a Eucaristia (consagrando pão e vinho), em nome da Igreja dará a absolvição dos pecados e ungirá os doentes. Aqui está a diferença entre o Padre e o Irmão. Por opção, o Irmão Missionário Claretiano, não recebe este Sacramento.

Porém, ambos os modos de viver a consagração levam o Missionário Claretiano, pela Profissão Religiosa, ter os mesmos compromissos, os votos religiosos (conselhos evangélicos): castidade, pobreza e obediência.  Tanto os Padres como os Irmãos, portanto, vivem a Profissão Religiosa que é o alicerce da identidade claretiana. Por isso, enquanto missionários e no carisma que os une numa família religiosa, são todos iguais com os mesmos direitos e deveres.

 

Comente essa notícia

Comentários 0