Missionários
Claretianos Brasil

NOTA DE FALECIMENTO - PE. ÂNGELO FERNANDO ROSA, CMF

Com pesar notificamos o falecimento do Missionário Claretiano, Pe. Ângelo Fernando Rosa, CMF, aos 66 anos, ocorrido nesta quarta-feira (06/04), em Goiânia/GO

Nascido no dia 30 de abril de 1955; professou os votos religiosos em 06 de fevereiro de 1977, sendo ordenado sacerdote Claretiano aos 08 de dezembro de 1992. Residiu em Novo Aripuanã/AM, Taguatinga/DF, Goianésia/GO, Contagem/MG, Belo Horizonte/MG, Batatais/SP, Ribeirão Preto/SP e atualmente pertencia a Comunidade Claretiana de Goiânia onde exercia os encargos de Superior, Ecônomo e Vigário Paroquial na Paróquia Imaculado Coração de Maria. Hospitalizado por vários dias foi diagnosticado com baixa hemoglobina, que a cada dia foi se agravando, vindo, então, a falecer em 6 de abril de 2022.

 

DADOS BIOGRÁFICOS:

Ângelo Fernando Rosa nasceu aos 30 de abril de 1955, na cidade de Ibiá, Mina Gerais. Filho de José Rosa e de Maria de Lourdes Keisul. Foi batizado em 18 de dezembro de 1955, e Crismado em 30 de maio de 1958, na Paróquia de São Pedro Alcântara, Diocese de Patos de Minas. 

Ingressou no Seminário Santo Antônio Maria Claret aos 24 de fevereiro de 1973, na cidade de Rio Claro, SP.  Realizou o Noviciado na cidade de Campinas, SP, em 05 de janeiro de 1976, onde proferiu a Primeira Profissão aos 06 de fevereiro de 1977. Sua Profissão Perpétua aconteceu em Belo Horizonte, MG, aos 29 de maio de 1982. Realizou os estudos de Filosofia, no Seminário Claret de Rio Claro, SP. Os três primeiros anos dos estudos teológicos realizou no  no Studium Theologicum, em Curitiba, PR, concluindo a carreira de teologia, na Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Foi ordenado diácono em 30 de maio de 1982, em Belo Horizonte, MG, na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, sendo Bispo ordenante Dom Cristiano. Ordenou-se Presbítero, aos 08 de dezembro de 1982, na cidade de Ibiá, MG, na Paróquia São Pedro Alcântara, Diocese de Patos de Minas, por Dom Jorge Scarso.

 

Pe. Ângelo Fernando Rosa viveu em várias comunidades da Província Claretiana do Brasil, desempenhando várias funções, como superior, ecônomo e pároco. Seu primeiro destino foi à Comunidade de Novo Aripuanã, no Amazonas, onde permaneceu por alguns meses. Em seguida, foi destinado a Goianésia, GO, onde exerceu os ofícios de Superior, Ecônomo e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Abadia. Em 1998, foi Superior e Pároco na cidade de Contagem, MG. No ano de 2000, foi transferido para a Comunidade de Taguatinga, DF, como Superior e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em 2007, retornou a Goianésia, com o ofício de Vigário Paroquial Em 2009, foi transferido para Ribeirão Preto, SP, como Vigário Paroquial no Santuário Nossa Senhora do Rosário. Em 2013, foi destinado à Comunidade de Batatais, SP, com os encargos de Vice-Superior e Pároco da Paróquia Coração de Maria. Em 2015, como Vigário Paroquial na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Belo Horizonte, MG. Como último destino, Pe. Ângelo Fernando foi transferido para Goiânia, GO, onde exercia os encargos de Superior, Ecônomo e Vigário Paroquial na Paróquia Imaculado Coração de Maria. Hospitalizado por vários dias foi diagnosticado com baixa hemoglobina, que a cada dia foi se agravando, vindo, então, a falecer em 6 de abril de 2022.

 

Comente essa notícia

Comentários 0