Missionários
Claretianos Brasil

home » Claretianos

O Escudo

O primeiro escudo da Congregação foi pensado e desenhado pelo próprio Fundador depois do seu regresso de Cuba (1857). O desenho era uma expressão daquilo que foi vivenciado durante os exercícios espirituais da fundação, e o resultado foi umA reprodução que expressava num primeiro olhar a identidade dos Missionários.

O escudo criado por Claret era formado por dois círculos concêntricos, dos quais, o menor continha o Coração de Maria transpassado por uma espada, de onde brotavam lírios; abaixo, um livro aberto escrito duas colunas por página, atrás deste havia uma báculo a esquerda e uma cruz a direita, e abaixo uma figura de São Miguel Arcanjo segurando uma espada e pisando e um dragão. No circulo maior constava a inscrição Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria. Na idéia do Padre Fundador, a filiação cordimariana estava claramente expressa no seu desenho, de modo que o ministério da Congregação seria um prolongamento do mistério maternal de Maria na história da salvação.

Porém, no capítulo geral de 1876 se tomou a decisão de mudar o Escudo da Congregação , para fazer uso de uma espécie de selo que expressaria os títulos das Províncias, ou das Casas ou da Sede Geral. Este escudo tinha um formato de medalhão, com um coração de Maria ao centro e uma inscrição no contorno oval trazia Congregação dos Missionário Filhos do Coração de Maria; e no contorno oval  abaixo, outra inscrição informando de onde era o selo. Este novo Escudo não foi bem aceito pela Congregação, que embora trouxesse o traço cordimariano da espiritualidade, por outro lado dispensou nossa identidade de Servidores da Palavra, bem como muito elementos que o Fundador tinha trazido no desenho por ele elaborado. Reconhecendo a incompletude do novo escudo, e relembrando a expressividade artística e carismática do escudo elaborado por Claret, foi decidido trazê-lo de volta, com algumas modificações.

No Capítulo Geral de 1912, foi discutido a cerca desse tema, quando foi decidido refazê-lo dentro das conformidades da heráldica, bem como a escolha de um lema que expressasse mais adequadamente a identidade congregacional. Vários foram os lemas apresentados, todavia detinham-se  em expressar  uma referência explícita a missão específica do anuncio da Palavra sem se preocupar com os demais elementos do carisma. Por fim foi proposto um lema que conquistou a admiração e obteve êxito: Surrexerunt filii eius et beatissimam praedicaverunt  (Ergueram-se seu filhos e a proclamaram bem aventurada).

Uma comissão foi designada pelo Governo Geral sob o comando do Pé. Francisco Naval, especialista em arte heráldica, que apresentou durante o ano de 1913 vários desenhos, entre os quais, um deles estava em conformidade com a idéia de recuperar fundamentalmente o escudo Criado pelo fundador, dentro dos padrões artístico da heráldica, que constitui o atual escudo da congregação.

No atual escudo da Congregação estão presentes todos os elementos pensados por Claret:

O Coração de Maria ao centro, significando que nossa vida pessoal e comunitária de intimidade com a Palavra, deve ser semelhante a de Maria, que a escutou e guardou tudo em seu coração. Este nosso traço do ministério da Palavra é o que norteia todos as demais descrição, incluindo nosso nossa identidade cordimariana

A cruz e o báculo: faz referência as palavras do Pe. Claret no dia da fundação da congregação: “Virga tua et báculos tuus ipsa me consolata sunt” (Sl 22,4).- Tua vara e teu cajado me consolarão -frisando a devoção e a confiança que devemos ter na Santa Cruz e em Maria Santíssima, além de aplicar o salmo a nosso objetivo. (CC 490)

São Miguel Arcanjo brandindo a espada – é a perfeita imagem do Missionário Claretiano que luta contra o mal, em favor da glória de Deus – “Quem como Deus?” na luta contra o mal. Estes saem como o Anjo do Apocalipse com pé na terra e o outro no mar, trazendo nas mãos um livro aberto (A Palavra – a espada que deve ser empunhada) e como trovões gritarão e farão ouvir suas vozes através do serviço da Palavra: aqui vêm os filhos da Congregação do Imaculado Coração de Maria (CC 686)

O lema - numa fita ondulante: Surrexerunt filii eius et beatissimam praedicaverunt, que expressa nossa identidade carismática de forjados no fogo do Divino amor, seremos lançados como flechas certeira no coração do mundo através do Anúncio da Palavra.