Missionários
Claretianos Brasil

Necrologium Claretianum

Padre Demétrio Perez Albó

01/05/1963 (83 anos)

São Paulo, SP, Brasil

São Paulo, SP, Brasil

Pe. DEMÉTRIO PEREZ ALBÓ (1963)

 

Nascimento: 22 de dezembro de 1880

Localidade: Seña (Santander) Diocese de Santander

Pais: Sr. Luiz e Sra. Maria

Profissão Religiosa: 26 de agosto de 1899

Ordenação: 28 de abril de 1907

Enviado: 12ª Expedição, em 07 de julho de 1908

Falecimento: 01 de maio de 1963, em São Paulo, 83 anos

 

Seña, pequena Vila da Província de Diocese de Santander, participa dos progressos das cidades do norte da Espanha. Aí, viu o menino Demétrio a luz do dia a 22 de dezembro de 1880, às vésperas do Natal daquele ano.

A revelação norteia plenamente os nossos dentro do destino de Deus a nosso respeito, que se converte num paraíso pela harmonia e paz que, por isso, reinará quando há correspondência devida e perfeita por parte do vocacionado. Assim aconteceu com o jovem Demétrio pela sua vocação.

Com a orientação de seus pais, Luiz e Maria, profundamente cristãos, mereceu a graça de Deus de ser chamado para ser filho do Imaculado Coração de Maria. Entrou para a Congregação no Seminário de Alagão, muito jovem ainda, começando os seus estudos de Latim, terminando-os em 1897.

Logo após foi para a Ex-Universidade de Cervera para de fazer  o seu Ano de Provação e Santo Noviciado, em 1898 com verdadeiro aproveitamento, emitiu os seus votos perpétuos nas mãos do Revmo. Pe. Clemente Serrat, eleito no Capítulo de Vic, dias antes para Superior Geral.

Na Universidade Cervariense fez seus estudos de Filosofia e Teologia Dogmática e o 1º ano de Moral. O 2º Ano fê-lo em Alagão, onde foi ordenado sacerdote do Altíssimo em 1907. A seguir começou o Ano de Perfeição, hoje Ano de Pastoral, em Aranda de Duero, para a vida futura nos diversos ministérios.

Como em Aranda, também nos outros colégios indicados, recebeu esmerada direção sob a orientação dos Padres Latorre Mariano Fernandez no Seminário Menor; Padres Sanches e Crispiniano Garcia, no Noviciado; Padres Caspi e Munárriz, no Escolasticado; Padres Pueyo, Naval e Busquet, o autor do “Thesaurus Confessarii”, no Ano de Perfeição. A sua turma de colegas sacerdotes foi uma das maiores formadas na Congregação neste século (86 sacerdotes). Destes os que foram enviados ao Brasil, vieram em três expedições em 1908, em datas diferentes do mesmo ano.

O Pe. Demétrio foi destinado ao Brasil no ano seguinte à sua ordenação e abicou à Terra de Santa Cruz no dia 07 de julho de 1908, fazendo parte da 12ª Expedição de Missionários Claretianos vindos da Espanha. Pe. Demétrio foi um sacerdote exemplar e um religioso modelar chegando sempre pontual e, muitas vezes, antes de começar os atos da comunidade, sobretudo os de piedade e oração.

Logo ao chegar ao Brasil, como bom missionário, dedicou-se aos trabalhos de paróquias, visitas pastorais, acompanhando nelas a diversos bispos, missões e outros ministérios sagrados, nos Estados brasileiros de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Nestes sagrados ministérios e apostolado passou quase 83 anos de vida e 56 de sacerdócio.

Era devotadíssimo da Santa Missa e quando a rezava pronunciava  espaçadamente as palavras da Consagração, até mesmo dando a impressão de escrúpulo ao pronunciá-las. Celebrou a Missa até poucos dias de sua morte com imensas dificuldades. Já bastante doente, em seus delírios era na missa que se concentrava a sua mente.

         Confortado com os Santos Sacramentos, faleceu em São Paulo a 01 de maio de 1963 às 10h da manhã. Depois das missas e cerimônias fúnebres, seu corpo foi velado no Santuário Coração de Maria e enterrado no Cemitério do Santíssimo Sacramento em São Paulo. Descanse em paz sua virtuosa, alma.

Livros do Necrologium Claretianum

Navegue no Necrologium Claretianum

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31