Missionários
Claretianos Brasil

125 Anos

125 anos testemunhando e anunciando a alegria do Evangelho no Brasil

1895 - 2020

A Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, Claretianos, foi fundada por Santo Antônio Maria Claret e mais cinco companheiros (os PP. Estevão Sala, José Xifré, Domingos Fábregas, Manuel Vilaró e Jaime Clotet), no dia 16 de julho de 1849, festa da Santa Cruz e da Virgem do Carmo, na cidade de Vic, Espanha. A Congregação nasceu com um forte espírito missionário expresso no seu objetivo vital de anunciar a Palavra de Deus pelo mundo usando, para este fim, de todos os meios possíveis. Como o próprio Claret profetizou, "começava uma grande obra", uma obra, que desde suas origens foi entregue aos cuidados maternos do Imaculado Coração de Maria. A Congregação foi e continua sendo uma resposta do Espírito Santo às necessidades evangelizadoras da Igreja. Onde tem um missionário claretiano, aí tem o anúncio alegre, vivo e esperançoso do Evangelho!

Com a graça de Deus, a força do Espírito Santo, a proteção do Imaculado Coração de Maria e a entrega missionária de cada Claretiano, as terras espanholas foram ficando pequenas para homens de espírito tão grande, e a Congregação começou se espalhar por várias partes do mundo. Hoje somos aproximadamente três mil missionários anunciando o Evangelho na África, Ásia, América, Europa e Oceania. Compõe a Congregação Sacerdotes, Irmãos, Diáconos e Estudantes. Temos, também, um grande número de fiéis leigos que vivem e compartilham do nosso carisma missionário. Sem estes leigos nossa obra e missão não iria tão longe. Acolhendo uma profecia de Claret, contamos e sempre contaremos com a força e a missionariedade dos leigos!

Missionários Claretianos no Brasil

Após ingentes esforços de D. Lino Rodrigues de Carvalho, Bispo de São Paulo e de seu auxiliar, D. Joaquim Arcoverde Albuquerque Cavalcante, os Missionários Claretianos chegaram ao Brasil no dia 19 de novembro de 1895. Desembarcando no porto de Santos e no mesmo dia seguiram para a cidade de São Paulo, onde se instalaram. Faziam parte do grupo fundacional os padres Raimundo Genover, Eusébio Sacristián Villanueva, José Domingos Aguero, Lorenzo Playán, Geraldo Palomera Font, Rafael Fernandes Palacios e os Irmãos Ramon Ramon Solé, Jaime Rovira Solé, José Rosset Torrens e Baldomero Dueñas Hernandes. Para nós é significativa e carismática a composição deste grupo! 

Tudo era novo para estes homens, língua, costumes, clima, manifestações religiosas, etc. No entanto, todos estavam imbuídos de uma mística missionária martirial, enfatizada na disposição de entregar a vida pela missão e pela salvação de todos os seres humanos, no espírito de sacrifício e coragem ante os perigos e na fidelidade congregacional. Todos tinham certeza que a amada Congregação os acompanhava nesta nova e empolgante missão nas terras da Santa Cruz.

Inicialmente os Missionários Claretianos dedicaram-se aos trabalhos missionários, a partir das Missões Populares nas paróquias, dos exercícios espirituais ao clero e seminaristas; do atendimento ao povo de Deus no santuário do Coração de Maria, em São Paulo; do atendimento às várias associações leigas; Santa Casa de Misericórdia; imigrantes, especialmente os espanhóis recém chegados ao país; revista Ave Maria, etc. Com o passar dos anos e a graça do aumento do número dos missionários autóctones, os Claretianos, abertos às exigências da Igreja no Brasil, às mudanças sociais e à ação inspiradora do Espírito Santo, começaram a ampliar seu campo de atuação missionária fazendo uso dos mais variados meios e frentes apostólicas, destacam-se: paróquias, missões, educação, meios de comunicação social, seminários, obras sociais, formação do povo de Deus, etc. Não podemos nos esquecer, também, que alguns dos nossos missionários assumiram e assumem postos de destaque no mundo das ciências, meios de comunicação social e das artes. A ordem de Claret, "evangelizar por todos meios possíveis", continua norteando nossas decisões e opções missionárias. Queremos ser missionários do hoje, do aqui e do agora!

A história hoje

Esta bela história missionária continua nos dias de hoje. Somos no Brasil aproximadamente 103 missionários, entre sacerdotes, irmãos, estudantes e noviços. Contamos, ainda, com um número "indeterminado" de leigos apaixonados pelo carisma claretiano!

Desenvolvemos nossa obra missionária nas seguintes regiões do Brasil: Região Sul: Clevelândia, Curitiba, Londrina e Pinhais. Região Sudeste: Araçatuba, Batatais, Belo Horizonte, Campinas, Contagem, Pouso Alegre, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rio de Janeiro, Santos e São Paulo. Centro Oeste: Goianésia, Goiânia e Taguatinga. Região Nordeste: Maceió. Região Norte: Porto Velho, São Miguel e Seringueiras. África: Missão de Moçambique (três Comunidades Religiosas, quatro paróquias e duas casas de formação).

Nossas opções missionárias no Brasil e na África. Promoção Humana -  SOMI (Solidariedade e Missão); Pastoral Vocacional e Juventude; Paróquias (28 paróquias, sendo 7 em área de missão e 21 urbana e suburbana); Animação Bíblica (formação dos leigos); Missões (Moçambique e Rondônia); Educação (Colégios, Faculdades, Centros Universitários e EAD – Ensino a distância em todos os Estados do Brasil); Formação de Novos Missionários (2 seminários no Brasil; noviciado interprovincial na Colômbia e 2 seminários em Moçambique); Meios de Comunicação Social (Editorial, Livraria, Revista Ave Maria, Rádios e TV ); Tecnologias da informação e comunicação (E-TICs).

Concluímos este pequeno resumo de nossa rica história missionária no Brasil, pedindo a todos que rezem diariamente pelas nossas vocações, pois a continuidade desta história, que se tornou para cada um de nós, "herança e profecia", depende muito do aumento e perseverança das vocações. 

Senhor Jesus, que dissestes: "Rogai ao Senhor da messe para que envie operários para a sua messe", pedimos-vos, humildemente, que vos digneis enviá-los à Congregação Claretiana. Infundi vosso Espírito naqueles que ides chamando, escolhendo e confirmando na sua vocação, para que anunciando digna e frutuosamente vosso Santo Evangelho, sejam verdadeiramente Filhos do Imaculado Coração de Maria, amando-vos de todo o coração, com palavras e obras e nunca cessem de bendizer-vos e dar-vos glória. Amém.

Marcos Aurélio Loro, cmf
Superior Provincial
Por ocasião da celebração dos 125 anos da presença Claretiana no Brasil.