Missionários
Claretianos Brasil

home » Claretianos » História da Província

I. O Convite do bispo Dom Joaquim Arcoverde aos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria para que se instalassem no Brasil (1894)

 

              Com vistas à celebração da chegada do primeiro grupo de Missionários Claretianos ao Brasil, em novembro de 1895, ao longo dos próximos meses registraremos nesta coluna um pouco da história dos missionários e das casas que testemunham a presença e a missão da Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria entre nós. Antes de nos reportarmos à história das comunidades é necessário pensar nas circunstâncias que trouxeram a Congregação para o Brasil.

              A sociedade brasileira, desde o advento da República, no ano de 1889, assistira ao fim do Padroado, isto é, os acordos entre o Império do Brasil e a Santa Sé. Tais acordos que remontam aos Impérios de Portugal e Espanha serviram para organizar a administração pública e religiosa em terras americanas. No caso do Brasil, depois da Proclamação da Independência, em 1822, o Padroado continuou a vigorar. Seria suprimido apenas no final do século XIX com a Proclamação da República. 

A mudança de regime político separou Estado e Igreja no Brasil, os novos tempos colocaram em relevo a carência de religiosos. Os trabalhadores para messe tão grande foram buscados, a partir do século XIX, nas Congregações. Durante viagem à Santa Sé, em 1894, o bispo auxiliar de São Paulo, Dom Joaquim Arcoverde, iniciou conversas para a vinda de religiosos para o Brasil. Na ocasião, recebeu indicações de Instituto fundado por Santo Antônio Maria Claret. Dom Joaquim dirigiu-se a Espanha e encontrou-se com o então Superior Geral Padre Josep Xifré, cofundador da Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria. O convite aos Claretianos abria caminho para a Vida Missionária e a realização do sonho do Padre Fundador. 

           No dia 19 de Novembro de 1895, desembarcavam no Porto de Santos, os integrantes da Primeira Expedição (expedição era o nome usado nos documentos da Congregação para nomear os grupos de missionários). Os integrantes da Primeira Expedição eram 6 padres e 4 irmãos: Padre Raimundo Genover Carreras, Padre Eusébio Sacristán, Padre José Domingo, Padre Rafael Fernández, Padre Geraldo Palomera, Padre Lourenço Playán, Irmão Raimundo Ramón, Irmão José Rosset, Irmão Valdomiro Dueñas e Irmão Jaime Rovira. 

            Os integrantes da Primeira Expedição, ainda em 1895, fundaram a comunidade de São Paulo e, a partir daí, iniciaram o ministério missionário. Cedo o interior do estado de São Paulo recebeu as primeiras visitas. No mês de novembro de 1895, recém-chegados, encontramos registros de pregações em língua portuguesa na cidade de Sorocaba (distante aproximadamente 83 km de São Paulo) realizadas pelo Padre Raimundo Genover Carreras, Pe. Superior da Comunidade de São Paulo. 

                Em nossa próxima coluna acompanharemos a declaração feita durante o Capítulo Geral (1895) a respeito da Fundação da Casa de São Paulo. Trata-se de documento  que integra o acervo de Documentos Raros do Arquivo Provincial.